Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 52 (2021)

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O Programa Mais Educação: uma política educacional indutora de tempo integral e de qualidade da educação no Brasil?

Elisangela da Silva Bernado, António Gomes Ferreira

Resumo


A presente investigação teve como objetivo geral investigar como uma política educacional – o Programa Mais Educação – indutora de educação em tempo integral pode ou não buscar uma maior ampliação da jornada escolar e da igualdade de oportunidades na perspectiva de uma educação de qualidade. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo com levantamento bibliográfico e documental e realização de entrevista com 25 gestores escolares em seis escolas públicas cariocas. A análise dos indicadores educacionais permitiu desenharmos três grupos de escolas que apresentam: alto desempenho; baixo desempenho; e, maior diferença de desempenho entre os anos 2011 e 2013. Os achados da pesquisa apontam que o comprometimento, o compromisso de toda a equipe gestora, professores e funcionários da escola fazem com que a escola obtenha sucesso nas avaliações externas e consiga alcançar altos índices nos indicadores educacionais.

Palavras-chave: Política Educacional. Programa Mais Educação. Educação em Tempo Integral. Qualidade.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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