O Programa Mais Educação: uma política educacional indutora de tempo integral e de qualidade da educação no Brasil?
Elisangela da Silva Bernado, António Gomes Ferreira
Resumo
A presente investigação teve como objetivo geral investigar como uma política educacional – o Programa Mais Educação – indutora de educação em tempo integral pode ou não buscar uma maior ampliação da jornada escolar e da igualdade de oportunidades na perspectiva de uma educação de qualidade. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo com levantamento bibliográfico e documental e realização de entrevista com 25 gestores escolares em seis escolas públicas cariocas. A análise dos indicadores educacionais permitiu desenharmos três grupos de escolas que apresentam: alto desempenho; baixo desempenho; e, maior diferença de desempenho entre os anos 2011 e 2013. Os achados da pesquisa apontam que o comprometimento, o compromisso de toda a equipe gestora, professores e funcionários da escola fazem com que a escola obtenha sucesso nas avaliações externas e consiga alcançar altos índices nos indicadores educacionais.
Palavras-chave: Política Educacional. Programa Mais Educação. Educação em Tempo Integral. Qualidade.
Palavras-chave: Política Educacional. Programa Mais Educação. Educação em Tempo Integral. Qualidade.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279