A expansão da Rede Federal e o Pronatec: a subsunção das políticas de Estado às políticas de Governo na oferta da educação profissional
Marcelo Lima, Samanta Lopes Maciel, Michele Pazolini
Resumo
Este artigo analisa como políticas denominadas políticas de “Estado” subsumam-se por políticas de “Governo” tomando o contraponto das políticas de educação profissional que atravessam os governos Lula e Dilma, e como cada uma delas se articulou fortalecendo e ou esvaziando o direito à Educação e ao Trabalho a partir dos indicadores da Rede Federal de Educação Profissional (Rede Federal) e do Pronatec (2011 a 2016). Os resultados indicaram que a expansão da Rede Federal não apenas gerou ampliação estrutural pública, mas, ao estabelecer prioridade na oferta de curso de alta e média duração, constituiu-se ação estruturante do direito a educação. Paralelamente, o Pronatec, com a compra de cursos de curta duração, contribuiu menos para a consolidação desse direito reproduzindo uma formação flexível e mercantil para postos de trabalho de baixa remuneração e, ao converter-se em prioridade em relação à expansão, subsumiu uma política de Estado a uma política de Governo.
Palavras-chave Políticas de Estado. Políticas de Governo. Direito à Educação. Rede Federal. Pronatec.
Palavras-chave Políticas de Estado. Políticas de Governo. Direito à Educação. Rede Federal. Pronatec.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279