Educação superior é para todos: universidades comunitárias como espaços de transformação e democratização social
Silvia Regina Canan, Debora de Oliveira Cardoso
Resumo
O artigo busca discutir o lugar das Universidades Comunitárias enquanto espaços que possibilitam a transformação social, uma vez que oportunizam acesso e conclusão de Cursos Superiores de qualidade por meio das políticas públicas como ProUni e FIES. A metodologia utilizada no texto é de cunho quali-quantitativo, por meio de um questionário aplicado aos acadêmicos, egressos da URI-FW, que se beneficiaram do ProUni e/ou do FIES. Também foram realizadas entrevistas com os Dirigentes do Câmpus para investigar como a formação em nível universitário impulsiona a ascensão social e, paulatinamente, o empoderamento desses indivíduos. A investigação permite perceber que a educação de qualidade oferecida pelas ICES, associada a sua localização geográfica, foi e continua sendo alicerce à ascensão social, que se faz possível a partir do momento em que os sujeitos fazem valer seus direitos, não na condição de benefício, mas sim de justiça social, partindo do princípio da conquista de oportunidades.
Palavras-chave: Democratização social. Políticas públicas. Universidades Comunitárias.
Palavras-chave: Democratização social. Políticas públicas. Universidades Comunitárias.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279