Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 3, No 6 (2006)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Educação e pedagogia: a definição de um campo científico

Láelia Portela Moreira

Resumo


No Brasil, as primeiras reflexões sobre a identidade do campo educacional vinculam-se ao projeto de constituição do CBPE- Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, na década de 1950. Entretanto, apenas nos anos 1990 o assunto passa a ser tratado de forma mais sistemática. O tema permanece ainda hoje em discussão, juntamente com a questão metodológica, esta mais característica da década atual. Com base na idéia de Tradição de Pesquisa, de Laudan, pretende-se analisar aspectos da tradição do CBPE, bem como a emergência de uma nova linha de investigação sobre o assunto, a partir da década de 1990, quando a questão é retomada sob nova perspectiva. Palavras-chave: Educação. Pedagogia. Ciências Sociais. Tradição de pesquisa.

Texto Completo: Texto Completo

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279