Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 3, No 5 (2006)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Conceitos para pensar o Trabalho e o Meio Ambiente

José Geraldo Pedrosa

Resumo


Trata-se de uma abordagem que se dedica à elaboração de um esboço conceitual visando contribuir para o entendimento da relação entre Trabalho e a Educação e a metamorfose contemporânea mais alarmante que é a questão ambiental. Essa é a questão de fundo: que relação existe entre crise ecológica e crise do trabalho? A hipótese é que a reflexão sobre esta questão sugere um diálogo direto com a dialética materialista – Marx e Engels. Entretanto, trazer Marx e Engels para uma reflexão contemporânea sobre o esgotamento da civilização regida pela lógica da produção e do consumo exige uma recusa a qualquer compartimentalização do conjunto da obra, principalmente aquela que secundariza os primeiros textos dedicados ao acerto de contas com a dialética hegeliana. É a recusa a esta compartimentalização e, principalmente, a valorização do diálogo com Hegel – o burguês mais radical e lúcido – que permite compreender que é a Natureza e não o Trabalho a pedra de toque da dialética materialista. É por esta via que um determinado esboço conceitual é apresentado. A primeira referência é o conceito de Natureza, que, no mundo do capital é reduzida a matéria-prima para produzir mercadorias. A seguir três outras referências são incorporadas: História Natural, Dominação da Natureza e Revolta da Natureza. Essa base conceitual e desse entendimento da obra de Marx e Engels é feita com o apoio dos frankfurtianos Herbert Marcuse, Theodor Adorno e Max Horkheimer.
Palavras-chave: Trabalho. Crise Ecológica. Educação.

Texto Completo: Texto Completo

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre