Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 50 (2020)

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Motivação: o estado do conhecimento e interfaces com a educação

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Débora Cristina Cordeiro Campos Leal, André Nogueira Silva, Fabiane Angélica de Aguiar

Resumo


O objetivo deste artigo foi identificar o que tem sido produzido nacionalmente em termos do emprego da motivação nas mais diversas áreas do conhecimento e, conhecer os assuntos tratados nas pesquisas da área da educação acerca desse tema. Para tal, foi realizada uma pesquisa do estado do conhecimento. O estudo apontou que todas as áreas estão se valendo da compreensão de como o cérebro funciona, o que permite dizer que os entendimentos sobre a motivação estão presentes nas pesquisas de todos os campos do conhecimento. Já na área da educação, verificou-se que esta tem dialogado com outras áreas, especialmente com os cursos de letras, matemática e psicologia, numa abordagem interdisciplinar. Os resultados também revelaram que as pesquisas desenvolvidas no campo educacional têm abordado diversos temas, com destaque para: ações docentes e suas estratégias pedagógicas, o uso de tecnologias na educação, formação de professores e, afetividade e relação professor-aluno.

Palavras-chave: Educação. Motivação. Neurociência. Pesquisa.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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