Educação especial, pesquisa e docência: leituras com Norbert Elias
Priscila de Carvalho Acosta, Morgana de Fátima Agostini Martins, Magda Sarat
Resumo
Este trabalho é um recorte de pesquisa concluída que teve como objetivo mapear a disponibilização de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) no atendimento de alunos com deficiências sensoriais (deficiência auditiva e/ou surdez e/ou deficiência visual e/ou cegueira) em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das redes públicas de ensino. Nos fundamentamos nos aportes da sociologia figuracional de Norbert Elias, analisando os conceitos de interdependência e poder, inerentes às relações sociais. A pesquisa nos levou a perceber que de modo geral, o uso da TA auxilia o trabalho pedagógico na SRM, e contribui com o processo de escolarização do aluno com deficiência sensorial. Mas também permitiu questionar o atendimento que permanece restrito a espaços específicos, - no município pesquisado denominado polos - portanto ao se concentrar em algumas instituições impedem o acesso a todo público que se beneficiaria do serviço.
Palavras-chave: Educação especial. Norbert Elias. Sociologia figuracional. Tecnologia assistiva.
Palavras-chave: Educação especial. Norbert Elias. Sociologia figuracional. Tecnologia assistiva.
Texto Completo: PDF

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279