Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 50 (2020)

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Cultura e educação: contornos (in)desejáveis numa sociedade multifacetada

Deolinda Alice Dias Pedroso Ribeiro, Ana Filipa Fontes Correia, Sara Filipa Costa Silva Monteiro

Resumo


Na sociedade multifacetada como a do século XXI, o binômio educação-cultura pressupõe conhecer a relação mútua entre esses dois fenômenos tão complexos, tornando-os forçosamente indissociáveis. Essa relação tem vindo a influenciar as constantes transformações da(s) sociedade(s) que, devido à pluralidade de modos de ser, estar, pensar e agir e à sua disseminação no mundo, carecem de respostas educativas capazes de incluir um novo quadro sociológico, multicultural e complexo. Esse fenômeno social coloca novos desafios à educação. O artigo que se apresenta resulta de uma investigação na prática educativa, na formação de professores. Teve como objetivos compreender de que forma a diversidade cultural era respeitada e valorizada no contexto educativo e, contribuir com propostas para os processos de reflexão docente para motivar a transformação das práticas pedagógicas, em prol do respeito e valorização da cultura que cada ator educativo é portador. Na sociedade multifacetada como a do século XXI, o binômio educação-cultura pressupõe conhecer a relação mútua entre esses dois fenômenos tão complexos, tornando-os forçosamente indissociáveis. Essa relação tem vindo a influenciar as constantes transformações da(s) sociedade(s) que, devido à pluralidade de modos de ser, estar, pensar e agir e à sua disseminação no mundo, carecem de respostas educativas capazes de incluir um novo quadro sociológico, multicultural e complexo. Esse fenômeno social coloca novos desafios à educação. O artigo que se apresenta resulta de uma investigação na prática educativa, na formação de professores. Teve como objetivos compreender de que forma a diversidade cultural era respeitada e valorizada no contexto educativo e, contribuir com propostas para os processos de reflexão docente para motivar a transformação das práticas pedagógicas, em prol do respeito e valorização da cultura que cada ator educativo é portador. A investigação assumiu características próximas da investigação-ação, em que a observação direta e indireta e a análise reflexiva sobre a informação recolhida foram as etapas mais trabalhadas. O método de recolha de informação foi a entrevista e o questionário junto das crianças, dos docentes e das famílias. Os resultados da investigação permitiram identificar atitudes e comportamentos de desvalorização da diversidade cultural nos processos educativos, observando-se, ao invés, um processo de aculturação à cultura dominante. Como resultado da aprendizagem das autoras, foram elaboradas algumas propostas pedagógicas para a transformação do real educativo, assentes no pressuposto de que a cultura de cada criança deve ser encarada como um bem a preservar e a expandir.

Palavras-chave: Cultura. Educação. Pedagogia.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279