As representações sociais de alunos do 9º ano do ensino fundamental acerca das regras presentes em escolas públicas
Viviane Terezinha Koga, Ademir José Rosso
Resumo
Este artigo identifica as representações sociais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental acerca de regras presentes em escolas públicas e analisa se tais regras contribuem para o desenvolvimento moral dos alunos. As informações foram coletadas mediante a realização de oito grupos focais, tendo 48 alunos participantes. Para a coleta dos dados, partiu-se da abordagem estrutural e buscou-se aprofundamento na abordagem dimensional. Para a análise dos dados, utilizaram-se os pressupostos da análise de conteúdo coadjuvada pelo software Alceste. Os resultados indicaram que os alunos têm duas representações sociais das regras: na primeira, estão as representações e o reclame frente às práticas morais empreendidas pela escola durante a elaboração e a cobrança das regras; e, na segunda, estão as representações sociais da aceitação dos princípios morais que fundamentam essas regras.
Palavras-chave: Alunos. Desenvolvimento moral. Práticas morais. Representações sociais.
Palavras-chave: Alunos. Desenvolvimento moral. Práticas morais. Representações sociais.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279