Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 15, No 41 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Processos inclusivos, formação continuada de professores e Educação Profissional

Graciela Fagundes Rodrigues, Liliana Maria Passerino

Resumo


Resumo
O artigo investe na temática da formação de professores associada à Educação Profissional e os processos inclusivos de pessoas com deficiência. A partir do contexto de ação pedagógica, em cursos profissionalizantes, discute-se a formação continuada e se analisam as dimensões emergentes nos discursos e percepções dos atores envolvidos. Além disso, busca identificar quais os saberes mobilizados e necessários, na perspectiva dos participantes, em relação à prática pedagógica com alunos com deficiência. Diante dos propósitos mencionados, a escrita associa-se à abordagem teórica Histórico-Cultural, a partir de Vygotsky, e autores relacionados à formação de professores e a Educação Profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, na qual o material investigativo envolveu entrevistas realizadas com professores e coordenadores que atuam em instituições de Educação Profissional do estado do Rio Grande do Sul. Os dados indicaram que o espaço institucional constitui-se como potencializador da formação continuada dos professores investigados, o que leva a caracterizá-la como uma formação com/no espaço de trabalho. Evidenciou-se a necessidade de uma formação continuada que ultrapasse a dimensão técnica como indicativo para minimizar a ênfase pragmática na ação docente, pois os resultados revelaram a valorização de aspectos relacionais como componentes importantes da formação que almeje qualificar os profissionais para a atuação com pessoas com deficiência. Destaca-se que a presença de alunos com deficiência na Educação Profissional tem suscitado à formação continuada, uma vez que a profissionalização desse público implica em processos inclusivos mais amplos que a Educação Básica, requer pensá-los também naquela modalidade.
Palavras-chave: Educação Profissional. Formação Continuada. Formação de professores. Pessoas com deficiência.

Abstract
The article invests in the theme of teacher education associated to Professional Education and the inclusive processes of people with disabilities. From the context of pedagogical action, in vocational courses, the continued formation is discussed and the emergent dimensions in the discourses and perceptions of the involved actors are analyzed. In addition, it seeks to identify which knowledge is mobilized and necessary, from the perspective of the participants, related to the pedagogical practice with students with disabilities. Considering these purposes, the writing is associated with the historical-cultural theoretical approach, based on Vygotsky, and authors related to teacher training and Professional Education. This is a case study qualitative research, in which the research material involved interviews with teachers and coordinators who work in Professional Education institutions in the state of Rio Grande do Sul. The data indicated that the institutional space is constituted as a potentiator of the continuing education of the investigated teachers, which leads to characterize it as a training with / in the workspace. The need for continued training that overcomes the technical dimension as an indication to minimize the pragmatic emphasis on the teaching activity was evidenced, because the results revealed the appreciation of relational aspects as important components of the training that seeks to qualify the professionals to work with people with disabilities. It should be emphasized that the presence of students with disabilities in Professional Education has led to continued formation, once the professionalization of this public implies broader inclusive processes than Basic Education, it also requires thinking about them in that modality.
Keywords: Continued Formation. People with disabilities. Professional Education. Teacher training.

Texto Completo: Texto completo

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279