Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 2, No 3 (2005)

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Uma proposta de modelo da interação comunicativa orientada para a aprendizagem colaborativa nas redes digitais

Samuel Bueno Pacheco

Resumo


As interações via redes digitais diferem qualitativamente daquelas nas quais os interlocutores estão face a face. Por isso, metáforas derivadas dos ambientes convencionais de ensino são inadequadas para as iniciativas educacionais nas redes digitais. O modelo de interação comunicativa nas redes digitais – MIC-RD – fundamenta-se em investigações empíricas efetuadas em grupos de discussão da Internet e nas relações de aprendizagem dos hackers descritas por Himanen. Alinha-se com a perspectiva pragmática de Habermas introduzida na informática por Winograd e Flores, e com os pressupostos de Vigotsky sobre a aprendizagem. O modelo tenta esclarecer de que modo as iniciativas educacionais, como e-learning e EAD, podem ser melhor implementadas.
Palavras-chave: Tecnologia Educacional. Educação a distância. Aprendizagem colaborativa. Interações comunicativas via redes digitais.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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