Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 15, No 39 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação

Elizeu Clementino de Souza, Mariana Martins de Meireles

Resumo


Ao adotarmos uma perspectiva metafórica do olhar e escutar, procuramos discutir aspectos teóricos relacionados ao processo de construção do conhecimento implicado, entrecruzando questões sobre pesquisar e narrar, no domínio da pesquisa (auto)biográfica. O texto toma como centralidade o mapeamento de produções desenvolvidas no Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral, situando dispositivos de pesquisa utilizados no campo dos estudos (auto)biográficos e suas articulações a noções conceituais, como uma das possibilidades de não cegueira epistemológica, segundo outros modos prováveis e possíveis de pensar-fazer pesquisa nos espaços formativos existentes na interface universidade-escolas da educação básica. A discussão apresentada situa princípios epistemológicos e metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa, implicando em outra lógica para se pensar a pesquisa e a formação, face às possibilidades de colocar-se em um processo de escuta e de partilha de conhecimentos e histórias sobre o vivido, desvelando saberes tácitos ou experienciais, mediante dispositivos de metacognição ou metarreflexão de conhecimentos construídos sobre si e a própria vida-formação. A cartografia construída sobre os modos próprios de trabalho com dispositivos e fontes (auto)biográficas de pesquisa revela maneiras outras de pensar-fazer ciência, na contemporaneidade, ao assumir o qualitativo, o subjetivo, o pós-colonial como perspectivas metodológicas outras, através de ações colaborativas de pesquisa implicadas no campo educacional.

Texto Completo: Texto completo

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre