Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 15, No 39 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Sobre o rigor poético do artista: uma outra concepção de ciência

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

Resumo


Esse artigo procurará apresentar um pouco da produção educacional inspirada pela filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, surgida em nosso país em meados da década de 2000, bem como as concepções epistemológicas que vigoram em seu interior, por meio da análise da noção de artistagem. Esse conceito, formulado por Sandra Corazza, auxiliar-nos-á a compreender uma concepção de ciência pautara em uma ideia de experimentação, responsável por modificar o estatuto de certas temáticas/objetos clássicos privilegiados pelos estudos educacionais. Procuraremos, ademais, sondar o quanto essas concepções se afastam da visão tradicional sobre ciência em Educação, ou Pedagogia, consolidada na área desde o surgimento dos primeiros estudos educacionais. Por fim, apresentaremos a polêmica surgida em torno de um caso concreto, nascida quando da publicação de um polêmico artigo por parte do escritor João Carrascoza. Embora essa polêmica tenha surgido no campo dos estudos em Comunicação, acreditamos que os elementos presentes no debate possibilitariam pensarmos a tensão instaurado no interior das pesquisas educacionais entre uma antiga concepção de ciência, mais racional e pautada no lógos, e outra, de caráter mais poético e inspirada no páthos, representada pelos estudos deleuzianos e/ou deleuzo-guattarianos em Educação. Por meio de uma revisão bibliográfica, procuraremos pensar os confrontos em torno do conceito de ciência no interior do campo educacional, bem como as suas possíveis implicações epistemológicas.

Texto Completo: Texto completo

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre