Acessibilidade em jogos digitais para uso em sala de aula: recomendações para professores de turmas inclusivas
Izadora Ribeiro Perkoski, Rosimeire Maria Orlando
Resumo
Quando os jogos utilizados em sala de aula não são projetados considerando a diversidade dos jogadores, os usuários podem encontrar dificuldades em interagir com essas tecnologias devido a barreiras presentes em suas interfaces de uso. Considerando a necessidade de promover o acesso de pessoas com deficiência a uma maior variedade de jogos, tanto por seu valor cultural e recreativo quanto pelo seu potencial educacional e terapêutico, o presente estudo pretende derivar, da literatura dedicada ao desenvolvimento de jogos, recomendações voltadas a educadores que desejem selecionar jogos acessíveis para uso em sala de aula. O método consistiu na aplicação da análise de conteúdo a dois conjuntos de recomendações de desenvolvimento de jogos, com posterior integração das recomendações e redação de síntese final. Como resultado, este estudo apresenta uma compilação de recomendações práticas, úteis e de fácil compreensão para professores de turmas inclusivas que desejem adotar jogos digitais como ferramentas didáticas.
Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão escolar. Jogos educacionais. Jogos digitais.
Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão escolar. Jogos educacionais. Jogos digitais.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279