Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 47 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O que nos ensina Shopenhauer educador?

Alberes Siqueira Cavalcanti

Resumo


O texto busca contextualizar o pensamento nietzschiano, para, ao tratar da Terceira Consideração intempestiva — Shopenhauer educador, discutir o sentido da educação filosófica no contexto contemporâneo. Nessa Consideração, Nietzsche objetiva definir o papel da filosofia e exaltar o exemplo dos grandes mestres para a educação. O filósofo critica a formação humana que nivele por baixo e vulgarize a cultura e a educação segundo interesses utilitários e práticos estatais, mercadológicos e acadêmicos. Sendo a filosofia um pensar vivo e intempestivo, a educação filosófica não pode ser apenas a transmissão e a apreensão eruditas, como apropriação e repetição não criativa de pensamentos já elaborados por outros, mas vazios de significado para a vida dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Shopenhauer educador nos faz compreender que, ao se reduzir a cultura, a educação e a filosofia a fins pragmáticos e utilitários, gera-se a décadence.
Palavras-chave: Nietzsche. Modernidade. Educação. Filosofia.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre