Relações de gênero na docência: as representações sociais do magistério no cinema
Eduardo Felipe Hennerich Pacheco, Sirley Terezinha Filipak, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
Resumo
O artigo reflete acerca da representação social do(a) professor(a) no cinema, analisando sua influência na construção identitária e, por consequência, sua prática docente. A pesquisa teve caráter bibliográfico e documental, com análise dos filmes “Ao Mestre com Carinho” (1967), “Professora sem Classe” (2011), “Larry Crowne – O Amor está de Volta” (2011), “O Milagre de Anne Sulivan” (1962), “Meu Mestre Minha Vida” (1989), “Mr. Holland – Adorável Professor” (1995) e “Escritores da Liberdade” (2007). Como resultado, foi apontada a importância que questões como gênero e sexualidade assumem nas representações do magistério, bem como a aposta que a indústria cinematográfica faz, empregando fórmulas conhecidas e de sucesso com o público, para representar os docentes, o que conduz à criação de uma imagem coletiva do que é ser professor.
Palavras-chave: Cinema. Gênero e sexualidade. Prática Docente. Representação social.
Palavras-chave: Cinema. Gênero e sexualidade. Prática Docente. Representação social.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279