Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 47 (2020)

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Egressos de curso de graduação a distância: perfil, dificuldades nas trajetórias e sentido do diploma

Carlos Lopes, Beatriz Helena Pinho Silva

Resumo


O artigo apresenta o perfil de 25 egressos do curso de Pedagogia a distância da UnB que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e analisa em 07 entrevistas o discurso da conquista do diploma, articulado aos processos relacionais; comportamentais e o existencial (CUNHA; SOUZA, 2011), com base na Análise do Discurso Crítica. Com enfoque exploratório e descritivo, ressalta a origem social e o capital cultural dos estudantes (BOURDIEU, 2001a). Os egressos, adultos trabalhadores do interior do Brasil, vivenciando limitações econômicas, de acesso ao computador e internet e culturais, tem a inclusão no ensino superior associada à iniciação tecnológica e capital informacional via internet. O diploma é mérito e virtude individual, em nome da causa familiar, de um “ter” para “ser mais”. Familiares, pelo investimento nos estudos, representam a herança afetiva dos estudantes, tendendo a se reproduzir como dever filial e moral de incluir suas próximas gerações na educação superior.

Palavras-chave: Egressos. Pedagogia. Educação a distância. Diploma.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279