Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, No 45 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Rádio escola: uma experiência com alunos do ensino fundamental I

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Lilian Roberta Ilha Saccol, Angela Balbina Neves Picada

Resumo


Mídias e tecnologias, cada vez mais e com maior intensidade, passaram a fazer parte do cotidiano da maioria da população nos últimos tempos. No contexto educacional, estudantes imersos no mundo digital, anseiam por um ambiente motivador e desafiador no interior das instituições de ensino. Essa realidade desafia os profissionais da educação no sentido de contemplar o desenvolvimento do trabalho pedagógico, fazendo uso do aparato tecnológico disponível hoje. Entre diversas possibilidades, a mídia rádio escola é discutida neste trabalho, como uma tecnologia por meio da qual o estudante tem a oportunidade de ser o protagonista de sua própria aprendizagem e o professor o mediador nesse processo. O estudo aponta algumas discussões sobre a inserção da mídia rádio escola no contexto escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, buscando refletir sobre suas contribuições no processo ensino aprendizagem dos estudantes, a partir de uma pesquisa descritiva exploratória. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, e o diário de campo, o instrumento de coleta de dados. O público alvo foram alunos de uma classe de quarto ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do RS. O estudo evidencia a possibilidade de integração da rádio escola nos anos iniciais como mídia incentivadora da leitura e escrita, bem como outras dimensões da aprendizagem apontadas nesse estudo.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre