A importância de Buber para a educação: repensando as relações eu-tu e eu-isso.
Alexandre Guilherme, Caroline Becker
Resumo
O presente artigo apresenta uma reflexão acerca das contribuições do filósofo Martin Buber que, apesar de ter produzido a sua obra em outro período e contexto histórico, apresenta considerações e possibilidades extremamente atuais para o estabelecimento de relações e experiências mais profundas, enquanto seres humanos e relacionais. Essas contribuições serão focadas nas relações que se estabelecem na educação para uma formação que privilegie a condição humana e o desenvolvimento pelo diálogo. Martin Buber teve por objetivo levar os homens a descobrirem a realidade vital de suas existências e a abrirem os olhos para a situação concreta que estavam vivendo. É possível afirmar que Buber propõe a tomada de consciência e a ação reflexiva para um viver com plenitude na condição social inerente aos seres humanos. Para a produção deste artigo, empregou-se, como metodologia, a revisão bibliográfica de importantes produções do próprio Martin Buber e de pesquisadores que estudam a sua obra. Por meio da abordagem dos conceitos propostos pelo autor, com destaque às relações EU-TU e EU-ISSO, estabeleceu-se a analogia entre a obra e a educação, destacando-se a importância do diálogo para o autor, a tal ponto de ser considerado a principal ferramenta da perspectiva buberiana, empregado na mediação para o desenvolvimento individual mais consciente e humanizado, resultando na qualificação das relações sociais e interpessoais, na garantia de respeito às singularidades, para que se promovam mais relações EU-TU do que relações EU-ISSO, ao tratarmos de educação.
Palavras-chave: EU-TU; EU-ISSO; Martin Buber; Diálogo; Educação.
Palavras-chave: EU-TU; EU-ISSO; Martin Buber; Diálogo; Educação.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279