Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 9, No 19 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A escola e suas dimensões culturais na contemporaneidade: uma abordagem sociológica

Marcos Pereira dos Santos

Resumo


Resumo


Este artigo tem como principal objetivo efetuar algumas reflexões acerca da escola e suas dimensões culturais na contemporaneidade numa perspectiva sociológica de investigação. Para tanto, inicialmente discorremos sobre o conceito polissêmico que gravita em torno da palavra “cultura”, em sentido amplo. A seguir, busca-se trazer à discussão as principais dimensões culturais da instituição educacional escolar na atualidade, as quais se manifestam sob três enfoques notadamente distintos, a saber: cultura na escola, cultura da escola e cultura escolar.

 

Palavras-chave: Cultura. Dimensões culturais. Sociologia escolar. Historiografia.   



The school and its cultural dimensions in contemporary: some reflections


Abstract

This article proposes a reflection on the school and its cultural dimensions from a sociological perspective. To this end, we discuss initially the polissemic concept that revolves around the word “culture. Subsequently, we seek to to introduce into the discussion the main cultural dimensions of the contemporary educational establishment,  which take three distinct guises, namely: culture in the school, culture of the school and school culture.


Key words: Culture. Cultural dimensions. School sociology. Historiography.



Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre