Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 13, No 33 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

(Des)Conexões entre os Planos Estaduais de Educação alinhados ao PNE 2014-2024 e o Plano de Ações Articuladas

Donaldo Bello de Souza

Resumo


Com a aprovação do PNE 2014-2024, novos desafios encontram-se postos ao Plano de Ações Articuladas (PAR), agora desvinculado do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, especialmente à sua implementação infranacional. Assim, o presente artigo tem por finalidade examinar, exploratória e descritivamente, como o PAR desponta nos Planos Estaduais de Educação (PEEs) elaborados ou adequados ao novo PNE, com vistas ao delineamento das formas de conexão que esses planos estaduais explicitam em seus respectivos documentos. De modo geral, com base nos 24 PEEs analisados, conclui que são muitas as frouxidões nos textos desses PEEs em relação ao PAR, cujos impactos no planejamento estadual tendem a ser evidenciados tanto ao longo das avaliações processuais do PNE 2014-2024, quanto desses PEEs, também com possíveis desdobramentos locais na esfera da implementação dos Planos Municipais de Educação (PMEs).

Texto Completo: DOI10.5935/2238-1279.20160059PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre