Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 13, No 31 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Cidadania na era digital: um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto formal e informal de aprendizagem

Vitor Tomé

Resumo


Resumo
Este artigo apresenta resultados do projeto-piloto ‘Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática’ (2015-2018), na região de Odivelas, Portugal, cujo objetivo consiste em educar crianças, dos 3 aos 9 anos, em cidadania na era digital, num contexto ecológico de aprendizagem (escola, família e comunidade local). Sustentado em diretrizes do Conselho da Europa e em investigação com crianças de 0-8 anos, o projeto formou 25 professoras de Pré-escolar e de 1º Ciclo, que desenvolveram atividades pedagógicas de literacia digital com 366 alunos, sem alterarem as suas planificações previamente estabelecidas. As professoras são grandes utilizadoras de media em termos pessoais, mas fracas utilizadoras em termos pedagógicos. Apontam como razões a falta de formação, a falta de recursos digitais e de apoio técnico nas escolas. Ficaram surpreendidas com a elevada frequência de uso por parte dos seus alunos, o que aponta par a falta de diálogo, com crianças e seus pais, acerca de media. O projeto continuou depois numa escola, envolvendo oito das 25 professoras formadas e cerca de 200 alunos. Recolhemos dados de alunos, de seus pais e de responsáveis por diferentes entidades da comunidade local. Os resultados serão discutidos com todos os participantes e será elaborado um plano integrado de intervenção em Educação para a Cidadania Digital, a concretizar até junho de 2017. Após avaliação e melhoria, o plano será progressivamente alargado a todas as escolas do Concelho de Odivelas, além de poder ser replicado noutras regiões portuguesas e no estrangeiro.

Palavras-chave: Cidadania Digital; Crianças (3-9 anos); Formação de Professores; Contextos formais e informais de aprendizagem.

Texto Completo: Texto completo