Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 8, No 16 (2011)

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Análise retórica da Pedagogia do Estado Novo

Tatiane da Silva da Silva, Marcus Vinicius da Cunha

Resumo


Este trabalho examina o discurso expresso nos livros O estado autoritário e a realidade nacional de Azevedo Amaral, Tendências da educação brasileira de Lourenço Filho e O Estado Nacional de Francisco Campos, publicados respectivamente em 1938, 1940 e 1941. Esses autores e suas obras são considerados responsáveis pela elaboração e difusão das bases teóricas da pedagogia que predominou durante o regime ditatorial implantado por Getúlio Vargas entre 1937 e 1945, o Estado Novo. A metodologia empregada para o exame dos recursos argumentativos dos autores é fundamentada no Tratado da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca. As conclusões do trabalho destinam-se a contribuir para a caracterização do movimento Escola Nova, bem como para a discussão acerca de sua continuidade ou descontinuidade durante o Estado Novo.

Palavras-chaves: Educação Brasileira. Escola Nova. Discurso Pedagógico. Análise Retórica

 

Rhetorical analysis of the Pedagogy of the New State.

Abstract

This work analyses the discourse expressed in the books O estado autoritário e a realidade nacional by Azevedo Amaral, Tendências da educação brasileira by Lourenço Filho and O Estado Nacional by Francisco Campos, published respectively in 1938, 1940 and 1941. These authors and their works are considered responsible for development and diffusion of the theoretical bases of the pedagogy that prevailed during the dictatorship of Getúlio Vargas implanted between 1937 and 1945, period named New State. The methodology used to analyze the argumentative resources of the authors is based on Tratado da argumentação by Perelman and Olbrechts-Tyteca. The conclusions of this work intend to contribute to elaborate a characterization of the New School movement, as well as the discussion about its continuity or discontinuity during the New State period.

Keywords: Brazilian Education. New School. Pedagogical Discourse. Rhetorical Analysis


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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279