Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 15, No 40 (2018)

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Programa Internacional de Avaliação De Estudantes, O Caso Miranda – Venezuela: o que os documentos e informes revelam acerca da qualidade e avaliação educacional/International program of student evaluation, Case Miranda - Venezuela

Antenor da Cunha França Júnior

Resumo


Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a participação do estado de Miranda, situado na Venezuela, no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em 2010, em sua edição especial denominada de PISA PLUS 2009. Nesta ocasião, a área principal de análise foi Leitura, contudo, também se avaliou Matemática e Ciências, a exemplo do que vem ocorrendo trienalmente, desde o ano 2000, posto que sejam estas as três áreas de avaliação. Ainda que não seja o único instrumento, a OCDE toma o desempenho dos alunos nesses testes como referencial de qualidade na educação. Desta forma, a apreciação dos dados estatísticos, com base em um referencial teórico, vislumbra lançar um olhar sobre a qualidade e sobre a avaliação educacional no país, corroborando assim, para que com base numa leitura crítica dos mesmos se possa pensar nos eventuais problemas educacionais. O enfrentamento e superação de determinadas situações, se dá por meio da elaboração e implementação de políticas educativas que visem não somente o acesso equitativo de toda a população ao sistema de ensino, mas também a sua permanência com qualidade no espaço escolar. Pois, parte-se do entendimento de que o direito à educação de qualidade não se descola do âmbito das políticas sociais, nas quais a educação está intimamente relacionada, já que o contexto socioeconômico e cultural possui um grande impacto no desempenho alcançado pelos educandos.
Palavras-chave: PISA. Qualidade. Avaliação. Direito à educação.

International program of student evaluation, Case Miranda - Venezuela: what documents and reports reveal about quality and educational assessment

Abstract
This paper aims to present the participation of the state of Miranda, Venezuela situated in the Programme for International Student Assessment (PISA) in 2010, in its special edition called PISA 2009 PLUS. On this occasion, the main area Reading analysis was, however, also assessed mathematics and science, as has been occurring every three years since 2000, since these are the three areas of evaluation. Although it is not the only instrument, the OECD takes student performance on these tests as the benchmark for quality in education. Thus, assessing the statistical data based on a theoretical framework envisions cast an eye on the quality and on educational evaluation in the country, confirming thus that based on a critical reading of the same you can think of any educational problems. Confronting and overcoming certain situations, is through the development and implementation of educational policies aimed not only equitable access of all people to the education system, but also its quality stay at school. Well, we start from the understanding that the right to quality education is not off the scope of social policies in which education is closely related since the socioeconomic and cultural context has a major impact on the performance achieved by the students.
Keyswords: PISA. Quality. Evaluation. Right to Education.

Texto Completo: DOI10.5935/2238-1279.20180064PDF

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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