Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 15, No 38 (2018)

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Estresse e Estratégias de Enfrentamento em Professores do Ensino Fundamental

Nancy Julieta Inocente, Patrícia de Oliveira Silva Hardt, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Resumo


Este trabalho teve como objetivo identificar o estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas por professores do ensino fundamental na cidade de Taubaté. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Toulousaine (ETS) para o estresse, e a Escala de Toulousaine de Enfrentamento – Coping (ET) na identificação das formas de enfrentamento (coping). Os dados foram tabulados por meio do programa SPHINX software. A amostra foi composta de 312 professores do ensino fundamental, com predominância de sexo feminino (78,21%) e da faixa etária de 30 a 40 anos (43,27%). Outras características observadas foram: 66,67% são casados, 92,95% possuem nível superior, 42,31% estão ma profissão de 2 a 5 anos, 51,60% não praticam esporte e 90,71% não possuem o hábito de fumar. Os resultados obtidos mostram a predominância do estresse global, físico e psicológico. Quanto às estratégias de enfrentamento verificou-se que a maioria dos sujeitos utiliza como estratégia de enfrentamento o controle e a recusa.

Palavras-chave: Estresse. Estratégia de Enfrentamento. Professor

Texto Completo: DOI10.5935/2238-1279.20180010PDF

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279