Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 14, No 34 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Mafalda e a divulgação da Ciência

Claudia Almeida Fioresi, Marcia Borin da Cunha,

Resumo


As tirinhas da Mafalda podem ser um instrumento que possibilite discussões diversas a respeito de vários assuntos, como política, justiça, paz mundial, entre outros. Neste trabalho o enfoque foi dado as tirinhas que remetessem assuntos diretamente relacionados a Ciência, considerando também a forma como ela é divulgada. Para explicitar a análise, utilizamos a análise de conteúdo e análise de discurso e para melhor delimitarmos a pesquisa criamos algumas categorias de análise. As tirinhas da Mafalda possuem um leque amplo de informações que permitem suscitar diversas discussões a respeito de Ciência e Tecnologia (C&T), cultura cientifica e sobre a própria mídia. As informações divulgadas pela mídia sobre (C&T) são muitas vezes, apresentadas de forma superficial nos mais diferentes meios de comunicação e não dão conta de explicar de maneira satisfatória o que divulga. Além disso, a cultura científica apresentada pelos personagens em algumas tirinhas mostra algumas percepções equivocadas de Ciência.

Texto Completo: DOI10.5935/2238-1279.20160083PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre