Percepções socioambientais de crianças sobre o Rio Iguaçu nos municípios de União da Vitória (Pr) e Porto União (Sc)
Gilivã Antonio Fridrich, Nelma Baldin
Resumo
Este artigo trata das percepções e das representações sociais que crianças possuem quanto à preservação, conservação e a valoração das águas do Rio Iguaçu. O objetivo centrou-se na análise das percepções de crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental que vivem no meio urbano dos municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC), em relação às suas representações sociais e percepções socioambientais sobre a área do Rio Iguaçu, cujas águas banham as duas cidades. A metodologia utilizada na pesquisa constou de observações diretas in loco, aplicação de questionário e de um breve texto com informações sobre o Rio Iguaçu. Os dados foram obtidos com 145 crianças de três escolas públicas de União da Vitória (PR) e três escolas de Porto União (SC) que participaram da pesquisa. Nos resultados, percebeu-se que as crianças enfatizaram aspectos relacionados ao Rio Iguaçu, como: a poluição e os problemas ambientais; sua importância histórica e econômica; suas águas como gerador de renda para a população e a falta de atividades e práticas educativas visando a percepção e/ou conservação do desse rio. Notou-se, pelas manifestações das crianças, que atualmente é de fato problemática a questão hídrica nas duas cidades, mas percebeu-se também que essas crianças apontam coletivamente para a busca de soluções. Essas crianças desejam que sejam implantados projetos e ações de práticas ambientais relacionadas à proteção do meio ambiente e Rio Iguaçu pelas escolas das duas cidades pesquisadas, visando melhorias e soluções para os problemas socioambientais enfrentados.
Texto Completo: DOI10.5935/2238-1279.20170021PDF

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279