Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 13, No 31 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A monitoria e a educação digital: reflexões sobre a formação docente

Glaucia Silva da Rosa, Luciana Backes,

Resumo


O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as atividades de monitoria, realizadas no Programa de Aprendizagem Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, ofertado na modalidade online, a fim de evidenciar as contribuições na formação em Pedagogia. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, para discutir a problemática: de que forma as atividades de monitoria podem contribuir para a emancipação digital do pedagogo em formação? Para desenvolver este estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental e entrevistas semi-estruturadas com as monitoras do Programa de Aprendizagem, oriundas do curso de Pedagogia. Após a análise dos dados, verificou-se que alunas monitoras tiveram mudanças nas formas de pensar e agir em suas práticas pedagógicas após terem passado pela monitoria, o que causou de certa forma uma ruptura de paradigma e humanização dos processos educativos, integrando pedagogicamente essa atividade e tecnologia na própria formação, nos planos de pesquisa e na reflexão sobre os processos de aprendizagem.

Texto Completo: DOI 10.5935/2238-1279.20160029

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre