Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 13, No 32 (2016)

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A evasão escolar no Ensino Técnico - Um estudo de caso do CEFET-RJ

carlos francisco simões gomes, Oliver Bastos

Resumo


Este artigo apresenta as causas da evasão escolar nos cursos técnicos oferecidos pelo CEFET-RJ, onde são disponibilizadas novecentas e trinta vagas por ano a esta modalidade. A pesquisa consiste na identificação das causas da evasão a partir da percepção de alunos e professores. Utilizou-se pesquisa quantitativa e qualitativa, análise documental oriunda do CEFET, entrevistas por telefone com alunos evadidos (questionário composto por vinte e uma questões) e entrevistas com professores e coordenadores de cursos (sete questões). Para o levantamento de dados, foram selecionados 118 alunos evadidos no período de 2009 a 2011. Do total de questionários realizados, foi observado o total de 88 respondentes. Após a análise das respostas, constatou-se que nesta instituição a diversidade social, econômica e cultural entre os alunos contribui para a multiplicidade de causas referentes à evasão. Adicionalmente, por meio deste estudo, percebeu-se que processos de melhoria contínua do ensino, acompanhamento dos discentes tanto pela instituição quanto por seus familiares e informações prévias sobre os cursos oferecidos fazem a diferença no que tange à evasão escolar.

Texto Completo: doi10.5935/2238-1279.20160049pdf

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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