Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 11, No 26 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA

Giseli Cruz, Armando Arosa

Resumo


O artigo discute a formação do pedagogo docente no curso de Pedagogia após as Diretrizes Curriculares aprovadas em 2006. A discussão desenvolvida baseou-se nos seguintes objetivos: rever o processo de instituição e o conteúdo das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia; analisar a relação entre Pedagogia e Docência e o desafio de formar o professor para a Educação Infantil e a primeira etapa do Ensino Fundamental no âmbito da formação do Pedagogo; mapear as atribuições do Pedagogo no cenário escolar de três sistemas municipais de ensino do Rio de Janeiro para fins de analisar a relação entre formação inicial e inserção profissional do pedagogo docente. Para fundamentar a argumentação, foram consideradas as ideias de alguns autores da área, em especial as de Cruz (2011), Gauthier (2006), Houssaye (2004), Roldão (2007) e Saviani (2007). A ideia força do texto reside na afirmação da formação de professores no curso de Pedagogia, sem secundarizar a Docência e sem abrir mão da Pedagogia.

Palavras Chave: Curso de Pedagogia – Diretrizes Curriculares – Pedagogo Docente – Gestão Educacional.

Texto Completo: TEXTO COMPLETO PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre