“Nós não vamos fugir disso!”: tensão e expectativas em torno do telefone celular como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem em São José, Santa Catarina
Gesiel Jacinto da Rocha, Wellington Teixeira Lisboa
Resumo
A utilização do telefone celular no ambiente escolar tem se tornado assunto polêmico, a ponto de legislações municipais e estaduais proibirem o acesso a essas tecnologias em tais espaços. Nesse cenário, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre o uso do telefone celular como recurso pedagógico, em particular na disciplina de Língua Inglesa. Para tanto, apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, desenvolvida junto a docentes deste componente curricular, que tanto acatam quanto burlam os ditames legais instituídos em torno desta temática. As opiniões e experiências dos docentes evidenciam a tensão e as expectativas no que concerne à inclusão dessas ferramentas modernas como apoio didático. Não obstante as legislações vigentes, os docentes já vêm explorando essas inovações em suas práticas docentes, ainda que o temor da indisciplina em sala de aula desponte como impeditivo central.
Texto Completo: doi10.5935/2238-1279.20160045pdf

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279