Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 11, No 26 (2014)

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LIMITES E POSSIBILIDADES DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: ALGUMAS QUESTÕES PARA O DEBATE

Wania Gonzalez, Sâmia Pedroza

Resumo


Este artigo focaliza a atuação do pedagogo em ambientes não escolares, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Pedagogia, Resolução CNE/CP nº1, de 15 de maio de 2006, e do debate sobre a interpenetração dos espaços educativos que o crescimento dos espaços não formais de ensino e a complexidade da nossa sociedade suscitam. O artigo aborda o Projeto de Lei 5346/2009, que regulamenta a profissão do Educador Social e questiona as implicações de sua aprovação para a atuação do pedagogo. Por fim, o texto dialoga com os resultados de uma pesquisa realizada em organizações não governamentais (ONGs) cariocas as quais possuíam pedagogos nos seus quadros, em 2012. Os resultados dessa pesquisa cotejados com as discussões mencionadas revelaram que o curso de pedagogia não prepara o profissional para enfrentar a complexidade dos espaços não formais de ensino na atualidade.

Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais. Curso de Pedagogia. Espaços não formais de ensino. ONGs.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279