Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 19, No 58 (2022)

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Abordagem psicossocial das massas: o debate entre Serge Moscovici e Pierre Bourdieu e contribuições para a educação

Rita de Cássia Pereira Lima, Lucia Villas Bôas, Maria de Fátima Barbosa Abdalla

Resumo


No Brasil, a problemática das massas tem sido pouco abordada na psicologia social, que tende a priorizar mais o estudo de pequenos grupos ou de organizações. As ações de movimentos sociais, principalmente as de multidões sem uma liderança determinada, têm chamado cada vez mais a atenção, o que coloca o fenômeno das massas e, sobretudo, de sua gestão, em foco. Diante dessa perspectiva, esse artigo tem, como objetivo, apresentar o debate ocorrido entre Serge Moscovici e Pierre Bourdieu na Maison de la Radio France, em 1982, a propósito do livro publicado por Moscovici intitulado “L’âge des foules: un traité historique de psychologie des masses”, buscando contribuições para a educação. Apresenta a discussão do conceito de “massas” realizada por Moscovici (1981) e, na sequência, problematiza alguns pontos do debate entre os dois autores que podem contribuir para se pensar desafios do atual contexto educacional brasileiro a partir de uma perspectiva psicossocial.
Palavras-chave: Massas. Multidões. Serge Moscovici. Pierre Bourdieu. Educação.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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