Representações sociais dos profissionais da Educação Infantil sobre a alimentação escolar
Alexandra Magna Rodrigues, Paula do Valle, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Leonor M Santana
Resumo
Com o objetivo de identificar as representações sociais de profissionais da educação infantil sobre a alimentação escolar da rede pública, realizou-se esta pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa. Foram aplicados questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Realizou-se análise de dados por meio de análise de conteúdo e auxílio do software IRaMuTeQ, à luz da Teoria das representações sociais. Participaram do estudo 66 profissionais (25 docentes, 28 cozinheiras e 13 gestores). A principal RS identificada estava relacionada à diferença entre merenda e alimentação escolar. A merenda foi representada como a comida ruim, oferecida aos participantes no passado, quando eram estudantes. Em oposição, a alimentação escolar foi representada como a comida servida atualmente, que tem qualidade e é acompanhada pelo nutricionista. Conclui-se que, apesar de a comida oferecida ser considerada de qualidade e ter atendimento de nutricionista, a escola não é entendida como um espaço para a educação alimentar e nutricional.
Palavras-chave: Educação. Alimentação Escolar. Representações Sociais.
Palavras-chave: Educação. Alimentação Escolar. Representações Sociais.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279