Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 19, No 60 (2022)

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Compreensão econômica de estudantes do ensino médio em diferentes contextos socioeconômicos

Sonia Bessa, Dayse de Souza Costa

Resumo


Compreender o mundo econômico requer o desenvolvimento de habilidades para uma gestão eficiente do dinheiro e a construção de uma visão sistêmica do atual modelo socioeconômico. Essa investigação tem como objetivo identificar os níveis de compreensão econômica de estudantes do ensino médio em diferentes contextos socioeconômicos. Constituiu-se amostra com 425 participantes, de níveis socioeconômicos baixo e médio. Foi utilizado o Teste de Alfabetização Econômica-TAE, que permite identificar o nível de compreensão econômica. 0,5% dos estudantes estavam num nível elementar de compreensão econômica, 42,9% estavam num nível intermediário de compreensão, 56,6% dos participantes alcançaram o nível que corresponde ao pensamento econômico independente ou inferencial. Estudantes do sexo masculino, mais velhos pontuaram melhor em subtemas relacionados ao planejamento/gestão financeira. Estudantes de nível socioeconômico médio tiveram as melhores pontuações do TAE, não foi verificada diferença quanto à escolaridade. Esse estudo abre discussões para a educação econômica e financeira com estudantes da educação básica.
Palavras-chave: Nível Socioeconômico. Idade. Compreensão Econômica. planejamento financeiro. Dinheiro.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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