Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 19, No 60 (2022)

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A Escola buscando ser democrática: tensionamentos e criações no contexto da prática

Luciano Carlos Mendes de Freitas Filho

Resumo


O presente artigo apresenta algumas das problematizações provenientes do meu doutoramento em Educação. Ele busca traçar grifos a algumas reflexões teóricas empreendidas na tese, tendo um enfoque sobre a categoria “escola democrática” enquanto um significante vazio, imerso em tramas políticas impulsionadas por disputas de múltiplos grupos sociais pela universalização de sentidos desse significante. Tais pressupostos teóricos reiteram a lente da discursividade enquanto chave de leitura para evidenciar uma aposta de que não há como compreender que dado sentido de escola democrática -pensado para contextos da prática/de práticas curriculares distintas, em recortes de tempo diferentes- pode ser, de forma essencializada, universalizado e prescrito para toda e qualquer escola, para todo e qualquer contexto de espaço-tempo. Imersa à instabilidade de um talvez, a escola vivencia a democracia na busca pela definição de escola democrática, ela vai tornando-se democrática na tentativa por ser democrática, em meios aos contínuos tensionamentos por parte de diversos agentes produtores da política (externos e internos a ela).
Palavras-chaves: Discursividade. Escola democrática. Hegemonização im-possível. Porvir.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279