Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 19, No 60 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Os impasses da pedagogia Waldorf na atualidade

Jonas Bach Junior

Resumo


Este artigo tem o objetivo de realizar uma análise crítica dos princípios da pedagogia Waldorf frente aos impasses atuais da educação em geral. Primeiramente, são abordadas a realidade da educação e as condições vividas por estudantes e docentes, de acordo com a interpretação da contemporaneidade realizada por Giddens (1991), Bauman (2011) e Lévy (1999). Os parâmetros descritivos do mundo líquido e da cibercultura servem de base para uma reflexão crítica sobre os impasses contemporâneos da educação Waldorf e o modo primordial do ser humano em sua relação com o mundo. Dessa forma, constata-se que o cuidado da infância pressupõe uma compreensão a respeito da necessidade humana de experiências vivas e próprias diante da realidade. Além disso, os desafios da pedagogia Waldorf na atualidade exigem o entendimento do papel da resistência na educação frente à adaptação.
Palavras-chave: Educação. Contemporaneidade. Pedagogia Waldorf

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre