Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 19, No 59 (2022)

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O que pensam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sobre o seu bem-estar e a qualidade de vida

Marlene Schüssler Daroz, Elizabete Abate, Tania Stoltz

Resumo


Sistema de valores, contexto cultural e condição social definem a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo. Este estudo tem o objetivo de apresentar concepções de 92 crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos em risco social acerca do bem-estar e da qualidade dos espaços onde vivem. Trata-se de um estudo quantitativo, utilizando o questionário “Qualidade de vida e Bem-Estar para jovens (QVBE)” analisado por um programa estatístico. A partir da análise estatística dos resultados, foram criadas categorias considerando cada bloco de perguntas. Observou-se que a precária estrutura familiar, a baixa escolarização dos pais e o desemprego agravam as condições de vida, ampliando a vulnerabilidade dos pais e, por consequência, dos filhos. Concluiu-se que a qualidade de vida e os contextos vividos estão diretamente relacionados à vulnerabilidade social e à resiliência, sendo necessário um novo olhar que valorize aspectos físicos, econômicos e psicológicos envolvidos na pobreza.
Palavras-chave: Contextos de Vida. Vulnerabilidade social. Criança. Adolescente. Pobreza.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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