Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 19, No 58 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Ciência e os Estudantes de Licenciatura: um estudo comparativo de representações sociais na UFCG

André Augusto Diniz Lira, Erika dos Reis Gusmão Andrade, Emília Rita de Araújo Neta

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo analisar as representações sociais sobre ciência de licenciandos de Ciências Sociais, História, Letras (Português) e Pedagogia da UFCG. Participaram da pesquisa 244 licenciandos, sendo 154 ingressantes (G1) e 90 pré-concluintes e concluintes (G2). Aplicou-se uma Associação Livre de Palavras, um questionário, um Teste do Núcleo Central e foram realizados Grupos Focais. Para os ingressantes, a representação social de ciência tem como núcleo central os elementos Pesquisa, Conhecimento e Estudo, já para os pré-concluintes e concluintes apenas os elementos Pesquisa e Conhecimento; retratando-se, na trajetória acadêmica, diferentes enfoques na apreensão do objeto representado, mais centrado no G1 na perspectiva estudantil. Para o G2, o conhecimento é um agregador de sentidos da prática científica. Os dois grupos consideram que as ciências humanas ocupam um lugar de desprestígio na relação ciência-poder, mas não têm uma visão ampla das relações de poder instituídas no fazer científico.

Palavras-chave: Representações Sociais. Ciência. Formação docente.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre