“Colcha de Retalhos Digital”: uma experiência estética das narrativas (auto) biográficas à luz das Representações Sociais
Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Kiara Maia de Oliveira, Nataly Chaves de Freitas, Deborah Christina Lopes Costa
Resumo
O presente artigo trata da metodologia da “Colcha de Retalhos” desenvolvida em ambiente virtual decorrente da pandemia de covid-19. Os relatos de experiência foram produzidos por meio de questionário respondido pelos participantes do grupo de pesquisa em 2020 e 2021. Fez-se uma análise do corpus apoiada na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978) para apreensão dos elementos das dimensões informacionais, atitudinais e imagéticas. Os resultados revelaram que os participantes são favoráveis à participação na construção da “Colcha de Retalhos” no ciberespaço. Evidenciou-se um predomínio no discurso coletivo dos participantes que emoção e sentimentos alusivos às narrativas (auto) biográficas, que denota uma experiência estética, rompem com o senso comum atribuído ao espaço virtual como distante e frio, e também a aprendizagem ser meramente um processo racional e cognitivo. Este processo reflexivo no ambiente formativo virtual constitui os sujeitos e suas experiências de vida, que se cruzam neste caminho de pesquisa.
Palavras-chave: Cultura Digital. Representação Social. Experiência Estética. Narrativa (auto) biográfica. Colcha de Retalhos Digital.
Palavras-chave: Cultura Digital. Representação Social. Experiência Estética. Narrativa (auto) biográfica. Colcha de Retalhos Digital.
Texto Completo: PDF

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279