Edição temática de dezembro 2018 - Perspectivas teórico-metodológicas e diálogos sobre pesquisas na formação de professores

Observamos um crescimento significativo de produções acadêmicas no campo da formação inicial e continuada de professores, abarcando a educação básica (na Educação infantil, ensino fundamental e Ensino Médio), as modalidades (educação especial, Educação de jovens e adultos e Educação profissional) e o Ensino superior. Nesse contexto, a expectativa é organizar uma edição temática na qual essas diferentes etapas, níveis e modalidades sejam contempladas, fornecendo ao leitor uma visão abrangente sobre os dilemas, desafios e as questões que vem impulsionando as pesquisas que versam sobre formação (inicial e/ou continuada) de professores. Complementarmente, espera-se que os autores apresentem em seus artigos: o aporte teórico, o delineamento metodológico (natureza e tipo de pesquisa; procedimentos de coleta e de sistematização de dados), os principais resultados e questões que emergiram do/no trabalho investigativo realizado. Desse modo, os autores dos artigos que compõem esta Edição temática assumem duas tarefas fundamentais: a) apresentar subsídios teórico-metodológicos que instrumentalizem os pesquisadores que se encontram em fase de formação (graduação, especialização, mestrado e doutorado) na realização de investigações sobre a formação de professores e b) contribuir no avanço da produção de conhecimento sobre a temática “Formação de professores”.