Prorrogado prazo para submissão

Educação Contemporânea: estética e criatividade

Seção 1 - Criatividade, Lúdico e Interculturalidade: limites e possibilidades para
as múltiplas linguagens habitando a escola em tempos de crise


Esta seção têm como objetivo promover a reflexão na contemporaneidade das inúmeras propostas curriculares, práticas pedagógicas, inovação tecnológica, formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e do Ensino Superior, ações realizadas nos espaços não-formais de Ensino que buscam discutir o lúdico, a criatividade como intrínseco ao ser humano para além de uma técnica, ferramenta ou metodologia adotada, no sentido de enfrentar os tempos de crise da instituição escolar. Esta proposta se estrutura a partir dos interesses do grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA), vinculado desde 2009, ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Com mais de uma década de existência, o grupo pretende potencializar a interlocução com outros pesquisadores.


Seção 2 – Estética e Educação Contemporânea: fundamentos, olhares e experiências

Esta seção pretende reunir estudos que problematizam a educação contemporânea a partir da estética, das sensibilidades e de diferentes práticas e manifestações artísticas formais ou não-formais. Pretende-se incluir textos que valorizem a produção de subjetividades, a dimensão sensível da existência, as estéticas inclusivas, as sensibilidades, as corporalidades e outras linguagens que mantenham relação com a formação estética. Interessa-nos estudos que apresentem fundamentos, olhares e as experiências em torno da estética na educação contemporânea, a partir de diferentes contextos, imaginários, afetos e atravessamentos. Desse modo, espera-se construir um espaço de reflexões críticas e transdisciplinares que contribua com a expansão da referida agenda de pesquisa e com a apresentação de reflexões que cogitem a desconstrução de paradigmas e ressaltem elementos estéticos que inserem um compromisso diferenciado com as experiências e as subjetividades, valorizando o fazer educacional enquanto compartilhamento diário de afetos.

Outras informações
Período de submissão: 01/07/2020 a 01/10/2020. (prorrogado para 30/11/2020)
Publicação prevista: jul-set de 2021.
Para que o trabalho seja avaliado para esta edição, é necessário que o autor que realizar o envio selecione, no primeiro item do processo de submissão, a opção "SEÇÃO TEMÁTICA”. Recomendamos aos interessados que atentem para a atualização das Diretrizes aos Autores.



Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre