A RELAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR COM O DESEMPENHO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DISFUNÇÕES TÔNICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS
Resumo
Introdução: São escassos os estudos que correlacionam a influência da motricidade com o desenvolvimento da cognição em crianças. Desde o nascimento o cérebro está em constante evolução pela sua inter-relação com os aspectos específicos do indivíduo, suas características físicas e estruturais, aos estímulos direcionados à execução do ato motor. Objetivo: Esse trabalho teve como objetivo correlacionar teóricos que dissertam sobre motricidade e cognição em crianças com disfunções tônicas do tipo hipotonia, fomentando conhecimento aos profissionais da área, bem como servir de suporte para o desenvolvimento de futuros trabalhos acadêmico-científicos. Metodologia: Estudo qualitativo do tipo revisão de literatura com caráter exploratório e explicativo realizado por meio de levantamento bibliográfico nas principais bases de dados online, bem como literatura abrangente sobre o tema estudado. Não foram utilizados critérios de exclusão dos artigos. Resultados: A hipotonia implica na percepção e na interação do ambiente à sua volta, influenciando no desenvolvimento da inteligência da criança pelo atraso no desenvolvimento motor, pois é explorando e manipulando objetos que ocorre a progressão das habilidades cognitivas, portanto, a incapacidade de realizar movimentos adequados limita a adequação dos estímulos sensoriais e consequentemente a formação da memória e o aprendizado. Conclusão: O conhecimento das alterações tônicas direciona a uma intervenção eficaz e minimiza as consequências ocasionadas pelo atraso no desenvolvimento motor e sua influência na cognição.
Palavras-chave: Fisioterapia. Desenvolvimento motor atípico. Desenvolvimento cognitivo. Disfunções tônicas na primeira infância. Hipotonia na infância.
Texto Completo: PDF