NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES E AUXILIARES QUANTO AO MANEJO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Introdução: A inclusão escolar de alunos com deficiência em escolas regularesé um tema de grande relevância e a fisioterapia pode contribuir na inclusão doaluno especial, através de orientações nos aspectos ergonômicos e nas condições de funcionalidade do aluno.Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos professores e auxiliares das escolas da Regional Leste da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte,com relação aos cuidados e manuseios ao lidar com alunos portadores dedeficiência física incluídos nessas escolas.Métodos: A Pesquisa foi desenvolvida em três escolas, onde foi aplicado umquestionário para obter dados sobre o conhecimento e dificuldade dos educadores quanto ao manejo em lidar com crianças especiais nas escolas.Foi utilizado para a coleta de dados um questionário elaborado pelos pesquisadores contendo 14 questões a respeito de higiene, vestuário, alimentação, deslocamento e posicionamento.Resultados: O maior número de pontos obtidos pelos educadores foi na questão de posicionamento com 31 acertos e o menor número de pontosobtidos pelos educadores foi a questão de vestuário com 5 acertos.A maior nota foi de uma professora e com o valor de 11 pontos (em 14 pontos). Os resultados demonstraram que as categorias que precisamser mais bem orientadas para as educadoras são higiene, vestuário edeslocamento.Conclusão: O presente estudo mostrou que as professoras e os auxiliaresapresentaram altos níveis de acertos em alguns itens do questionário,porém a equipe escolar avaliada ainda precisa intensificar sua abordagemao aluno com deficiência física.
Palavras chave: Inclusão escolar, Fisioterapia, Deficiência física.
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