Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física, Vol. 4, No 1 (2015)

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NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES E AUXILIARES QUANTO AO MANEJO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Ana Cássia Siqueira da Cunha, Amanda Nunes, Nathália maria Tavares Barros, Pedro Henrique Santiago, Priscila Novelo Silva, Vanessa Ingrid Barbosa

Resumo


Introdução: A inclusão escolar de alunos com deficiência em escolas regularesé um tema de grande relevância e a fisioterapia pode contribuir na inclusão doaluno especial, através de orientações nos aspectos ergonômicos e nas condições de funcionalidade do aluno.Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos professores e auxiliares das escolas da Regional Leste da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte,com relação aos cuidados e manuseios ao lidar com alunos portadores dedeficiência física incluídos nessas escolas.Métodos: A Pesquisa foi desenvolvida em três escolas, onde foi aplicado umquestionário para obter dados sobre o conhecimento e dificuldade dos educadores quanto ao manejo em lidar com crianças especiais nas escolas.Foi utilizado para a coleta de dados um questionário elaborado pelos pesquisadores contendo 14 questões a respeito de higiene, vestuário, alimentação, deslocamento e posicionamento.Resultados: O maior número de pontos obtidos pelos educadores foi na questão de posicionamento com 31 acertos e o menor número de pontosobtidos pelos educadores foi a questão de vestuário com 5 acertos.A maior  nota foi de uma professora e com o valor de 11 pontos (em 14 pontos). Os resultados demonstraram que as categorias que precisamser mais bem orientadas para as educadoras são higiene, vestuário edeslocamento.Conclusão: O presente estudo mostrou que as professoras e os auxiliaresapresentaram altos níveis de acertos em alguns itens do questionário,porém a equipe escolar avaliada ainda precisa intensificar sua abordagemao aluno com deficiência física.

Palavras chave: Inclusão escolar, Fisioterapia, Deficiência física.    


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