Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia, Vol. 2, No 2 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O CÍRIO DE NAZARÉ EM 140 CARACTERES E 10 SEGUNDOS: ANÁLISE DA COBERTURA JORNALÍSTICA NAS REDES SOCIAIS

Arcangela Sena, Beatriz Borges, Joshua Perdigão, Maria Eduarda Menezes

Resumo


Este artigo analisa a cobertura jornalística, por meio do microblog Twitter e do aplicativo Snapchat, da maior festa religiosa do Brasil. Uma análise de conteúdo que parte das contas utilizadas nas redes sociais – @CirioOficial (Twitter) e ciriodenazare (Snapchat), mantidas pela diretoria da festa – escolhidas pelo seu caráter informacional. Assim, priorizando a análise da cobertura através das redes sociais e o discurso empregado pelos canais oficiais durante o evento, verificando os conteúdos postados, a interação com o público e sua influência para com outras mídias partindo do pensamento de autores como Raquel Recuero, Lucia Santaella, Manuel Castells e Pierre Levy.

 

Palavras-chave: Círio de Nazaré; Belém do Pará; Redes Sociais; Twitter; Snapchat. 


Texto Completo: TEXTO COMPLETO

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia.

ISSN 2526-4729

Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP)

Rua Municipalidade, 839 - Umarizal Belém – PA CEP: 66050-350

Tel: (91) 3198-1300

E-mail: revistapuca@gmail.com