Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, Vol. 4, No 3 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Adjairon da Silva Coelho, Alcinda de Souza Muniz Teixeira

Resumo


O presente artigo é resultado de um curso introdutório ao software GeoGebra, onde apresentamos uma investigação sobre as perspectivas da utilização de Tecnologias Digitais (TD) por professores do ensino fundamental I da rede municipal de uma escola localizada no município de Boa Vista-RR e, que têm como foco a inserção da TD na formação continuada de professores. Buscou-se responder a seguinte questão: Quais as concepções dos professores do ensino fundamental I quanto à utilização das Tecnologias Digitais? E, para responder a essa questão de forma qualitativa fizemos uso de questionários e observações, cujo objetivo, foi verificar qual a possibilidade de professores do ensino fundamental I utilizarem o GeoGebra como ferramenta tecnológica para o desenvolvimento de aulas envolvendo os conteúdos de matemática, conforme as diretrizes da BNCC. Constatou-se que os professores que participaram do curso não conheciam o GeoGebra e que o mesmo era uma novidade, deste modo, ficaram animados com a perspectiva de aprender a utilizar as ferramentas e possibilidades que o software oferece para o ensino de conceitos da matemática, mas, destacaram que o tempo de curso para adquirir as habilidades necessárias para trabalhar com seus alunos precisa ser maior. O que os levou a refletir sobre suas práticas e a buscarem formação continuada.

Texto Completo: PDF