Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico, Vol. 3, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA DE IBIÚNA

Mario Nobuyuki Nakashima, Vladimir Lucki Junior

Resumo


Este artigo é resultado de um trabalho de Iniciação Científica desenvolvido com alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Ibiúna, que teve como objetivo verificar a didática dos professores em sala de aula, a utilização do material didático e planos de ensino adotados pelo sistema de ensino das escolas públicas do município de Ibiúna, de acordo com os estudos sobre teorias do currículo de dois autores considerados referência no assunto: Gimeno Sacristán e Tomaz Tadeu da Silva. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa está ancorada em observações presenciais e análise de dados quantitativos e qualitativos, denominada análise de conteúdo, a partir da relação do material com definições e ideias presentes em cada tipo de teoria do currículo - teoria tradicional, teorias críticas e teorias pós-críticas e das observações dos pesquisadores no desenvolvimento de atividades e no fazer pedagógico do corpo docente pesquisado.

Palavras-chave: Didática. Currículo. Ensino. Ibiúna

Texto Completo: PDF