Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico, Vol. 2, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

VIVENCIAS E EXPERIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOBRE O PROJETO FAZENDO ACONTECER NO MUNICIPIO DE BOA VISTA.

Rosilda Garcia da Silva

Resumo



O presente artigo almeja trazer uma abordagem sobre as ações desenvolvidas no projeto vivências e experiências desenvolvido na escola municipal Martinha Thury Vieira, onde propôs uma abordagem sobre o processo de formação e construção de atividades práticas para professores, funcionários administrativos e professores da Sala de Recurso Multifuncional, atuante no sistema supracitado. O projeto teve como proposta desenvolver ações de formação continuada aos profissionais atuantes no sistema, pois diante do processo de Inclusão das pessoas com deficiência é de suma importância que haja um processo de inclusão destas pessoas com qualidade, visto que era um "início das dificuldades frente a este aspecto", pois estávamos passando por um momento de transição dentro da escola comum e muitos dos profissionais se diziam "não estar preparado" diante da inserção das pessoas com deficiência na escola. O projeto contou com parcerias entre centros especializados, profissionais da rede pública da saúde como também de outras entidades educacionais para que assim houvesse o efetivo exercício das atividades. A proposta em primeiro momento identificar as necessidades de cada profissional como também conhecer as realidades a qual a pessoa com deficiência estava inserida, sendo que, para conhecer de perto está realidade, promovemos encontros onde podíamos perceber os anseios em torno do assunto e as angústias diante da atuação destas profissionais em meio a inclusão. Neste sentido desenvolveu-se metodologias que fossem condizentes com suas realidades. Através do desenvolvimento da pesquisa utilizou-se questionário como instrumento para maior compreensão sobre os anseios, como também a pesquisa bibliográfica, pois a mesma é o passo inicial que fundamenta um trabalho de investigação, onde temos a oportunidade de relacionarmos a prática-teoria-prática.


Texto Completo: PDF