Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico, Vol. 2, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TRABALHO PEDAGÓGICO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL COM ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA SALA DE AULA COMUM.

José Adnilton Oliveira Ferreira, Cleuma Roberta de Souza Marinho

Resumo



Este estudo visa discutir como se dá o trabalho pedagógico com alunos público alvo da educação especial (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar em uma escola da rede privada de Araraquara na região de São Paulo, que atende alunos do ensino fundamental II. Foi realizada uma pesquisa de campo com uma abordagem de estudo de caso, a partir da seguinte questão problema: Como se dá o trabalho pedagógico com alunos ( PAEE ) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar no município de Araraquara do Estado de São Paulo? A pesquisa tem como objetivo geral investigar o trabalho pedagógico com alunos (PAEE) em sala de aula comum. O lócus da pesquisa será uma Escola particular localizada no município de Araraquara-SP, que oferta anos finais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados será realizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e aplicação do roteiro de entrevista semiestruturada. Os participantes da referida pesquisa serão (07) professores (as) do ensino fundamental-II e a coordenadora pedagógica. Os dados coletados serão analisados a partir da definição inicial das seguintes categorias: trabalho pedagógico e inclusão escolar, assim como outras categorias de análise que emergirão do referencial teórico adotado na pesquisa. Objetiva-se como resultado deste estudo trazer contribuições teóricas e práticas significativas para o trabalho pedagógico no processo de inclusão escolar dos alunos (PAEE) em sala de aula comum no ensino fundamental-II no município de Araraquara-SP.


Texto Completo: PDF