Revista Eletrônica Estácio Papirus, Vol. 6, No 1 (2019)

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DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES: A PROPOSTA DE UM MODELO BASEADO EM UM ESTUDO DE CASO.

Juliane Ines Di Francesco Kich

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo propor um modelo que subsidie o desenvolvimento do pensamento estratégico nas organizações, com base em um estudo de caso. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, e utilizado o método de pesquisa estudo de caso único e em profundidade, na empresa Le Monde Citroën, realizado de modo indutivo. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação sistemática e entrevistas semiestruturadas realizadas com colaboradores da empresa em estudo, pertencentes aos três principais níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional. A análise dos dados deu-se de forma qualitativa, através de uma análise inferencial do material empírico à luz da fundamentação teórica. Através da compilação dos modelos já existentes sobre pensamento estratégico nas organizações e dos dados coletados na pesquisa empírica pode-se propor um modelo para o desenvolvimento do pensamento estratégico nas organizações, segundo o qual os atributos que fazem do indivíduo um pensador estratégico são: visão de futuro, capacidade de síntese, receptividade a novas ideias, pró-atividade, senso de direção, pensamento sistêmico e criatividade. O modelo também propõe que a organização pode desenvolver tais atributos em seus membros através de uma liderança responsável que desenvolva o planejamento estratégico, faça uso da prospecção de cenários, se concentre no propósito da organização, possua canais abertos de comunicação, realize eventos de aprendizagem e cultive a cultura organizacional.


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